Stress...

21:30

Eu acho que todos os estudantes concordarão quando digo que estamos constantemente sujeitos a enormes picos de stress a nível psicológico: há mais de mil trabalhos para entregar e os exames estão aí, a pouco mais de um mês.
Pessoalmente, não gosto de me sentir stressada. Isso só faz com que não queira pegar em nada para estudar e que passe dias sem fazer nada, a procrastinar todos os meus compromissos porque não estou “em condições”. Por isso o que eu recomendo fazer é:

-> Passar tempo com os amigos – pode parecer estranho e ouvimos com frequência “então vais sair em vez de estudar?!”. Mas não é uma coisa má: eles estão a passar pelo mesmo que tu e faz bem a todos ir tomar um café, conversar sobre a vida, filmes e séries e desanuviar a cabeça.

-> Dormir muitas horas – com as aulas, testes, trabalhos e todas as tarefas que tem que se fazer no dia-a-dia, muitas vezes acabamos por dormir 5 ou 6 horas (se tanto!) em vez das 8 recomendadas. Algo que me ajuda é não ter o telemóvel/tablet/computador ligado ao pé de mim, dado que as luzes acabam por me despertar ainda mais. Para além de que encontramos sempre coisas infindáveis para pesquisar na internet (instagram, facebook, twitter, etc), não é verdade?
Uma dica que sigo é contar de 99 até 0, ler um livro ou pestanejar muitas vezes. Pelo menos comigo funciona e o sono chega muito mais rapidamente.

-> Fazer alguma coisa de que se goste – uma vez que não vou conseguir estudar, mais vale aproveitar esse tempo e fazer alguma coisa que eu goste. Assim distraio-me, penso noutras coisas. Eu sou viciada em séries, por isso, escolho umas quantas que queira meeeesmo mesmo ver e passo uma tarde toda assim.
Quanto a outras sugestões, há muitas coisas que se pode fazer: exercício físico, cozinhar, ler um livro, ouvir musica, enfim! Façam algo que vos faça sentir bem!

-> Fazer com que o dia pareça produtivo quando não se fez nada relacionado com a escola – fazer exercício físico, tomar um banho relaxante, arranjar as unhas, fazer as tarefas de casa (lavar a roupa, limpar o quarto), ver televisão, preparar conjuntos de roupa para os próximos dias, até ir comprar uma raspadinha! O que quer que seja que consideres que não te ajuda em nada a passar a cadeira, mas ao menos isso já está feito ;)

-> Criar uma "To-Do List" – para podermos começar “em branco” ajuda fazer uma lista com as coisas prioritárias a fazer. Pode ser, por exemplo, fazer primeiro os trabalhos a entregar, depois os resumos da matéria, por fim fazer exames de anos anteriores.

O mais importante nestas alturas é mesmo tentar manter a sanidade! Não é fácil e os deveres são mais que muitos, mas temos de nos dar umas recompensas de vez em quando para nos motivarmos a trabalhar mais.
E pensamento positivo: é o fim do ano letivo! As férias de Verão estão à porta e não há quem nos pare!

Esperemos que tenham gostado,

Beijinhos, I&J 😊

You Might Also Like

0 comentários