Cuidados com o Sol

21:30

O calor e o Sol radioso que nos têm brindado nestas semanas são um convite muito aliciante para passeios, idas à praia e piscina e torna-se inevitável andarmos com muito mais pele exposta.
Muita é a informação disponível acerca deste assunto, mas não podíamos deixar de reforçar os pontos principais acerca dos cuidados a ter com o Sol. Como diz o ditado, “o saber não ocupa lugar” e pode mesmo evitar dissabores futuros!
Sem querer fazer um post muito exaustivo, aqui fica muito sucintamente o que consideramos que devem mesmo saber:

O SOL? PRECISAMOS DELE!
Num adulto saudável, a exposição ao Sol é essencial no processo de fixação de vitamina D no organismo. Esta vitamina é essencial para o crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea, sendo de extrema importância para crianças, grávidas, lactantes e idosos.

MAS TUDO O QUE É DEMAIS…
O excesso de Sol prejudica a saúde da pele e os grupos mais vulneráveis devem ser alvo de maiores cuidados.
Queimaduras, insolações, envelhecimento precoce da pele e melanomas (cancro da pele), são algumas das nefastas consequências de uma incorreta exposição ao Sol.

⚠️ Atenção!
Principais sintomas da insolação: desidratação, comichão, febre, arrepios, náuseas, bolhas, pele vermelha, quente, seca, quebradiça e dolorida.


OS 7 CONSELHOS INDISPENSÁVEIS
🌞Proteção: 365 dias por ano
A aplicação de protetor solar no rosto deve ser um hábito diário. Até nos dias nublados ou com nevoeiro a radiação UVA consegue atingir a superfície terrestre.Existe uma vasta oferta de cosméticos que incorporam fator de proteção solar, como hidratantes de dia ou BB Cream (cremes que hidratam e têm cor, como as bases), entre outros.

🌞Pele muito clara
Quanto mais clara for a tonalidade da pele, mais elevado deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). O mínimo deve ser 30+, sendo que nas primeiras exposições solares devem apostar em FPS mais elevados (que podem, ou não, depois reduzir).

🌞Cabelo protegido
Apliquem um protetor solar capilar quando se expuserem ao sol. Este produto protege o cabelo dos danos do Sol, mar e cloro e preserva a cor.

🌞Outros aliados do protetor solar
Os óculos escuros e um chapéu devem fazer parte da vossa «bagagem», seja para o campo, praia ou piscina. Não esquecer a proteção labial, ao utilizar um batom com FPS!

🌞Hidratação
Bebam muitos líquidos e, em casa, depois do banho, apliquem um hidratante pós-solar no rosto e corpo.

🌞Horas perigosas
Evitem expor-se ao Sol entre as 11 e as 16 horas. Estar à sombra, na praia, obriga também à aplicação de protetor solar, pois existe irradiação pela areia.

🌞Tratamentos/cirurgias recentes
Se foram submetidos a um tratamento ou cirurgia estética há pouco tempo, certifiquem-se junto do dermatologista/cirurgião plástico quanto tempo terão de esperar até poderem apanhar Sol.

⚠️ Atenção!
Escolham um protetor solar que proteja a pele das radiações UVA e UVB, apliquem-no cerca de 30 minutos antes de se exporem ao Sol e renovem a aplicação de 2 em 2 horas, especialmente depois de irem à água.

Aproveitem bem estes dias de Sol para recarregar baterias, mas sem descurar dos cuidados básicos!
Beijinhos, I&J 😊

You Might Also Like

0 comentários